Cada vez mais o mundo corporativo tem adotado os formatos híbridos e mais flexíveis. Pode-se dizer que estamos diante de uma mudança fundamental no conceito de trabalho, na qual comportamentos, habilidades e cultura organizacional estão sendo transformados. E, com certeza, a pandemia foi um divisor de águas nesse processo.
Em 2020, o trabalho remoto era uma opção para apenas 3% das pessoas na América Latina. Hoje, entre 20% e 30% trabalham desse modo. Só no Brasil, as buscas por vagas remotas e freelancer aumentaram mais de 340% nos últimos dois anos. Esses indicadores mostram que a maneira como as pessoas pensam e experimentam o trabalho mudou.
Atualmente, a flexibilidade é uma moeda de troca entre empregadores e empregados, além de ser algo fundamental para a retenção de funcionários. Por isso, é possível perceber mais vagas anunciando o horário flexível como parte dos benefícios para atrair candidatos. Neste novo cenário, as pessoas valorizam as empresas que permitem essa flexibilidade e oferecem apoio à saúde mental, por exemplo. Esses pontos são tão importantes hoje que muitos empregados se mostram dispostos, inclusive, a abrir mão de seus trabalhos caso a flexibilidade não seja um fator a ser considerado.
É claro que tudo isso traz algumas preocupações para as empresas, já que 68% das organizações não têm uma estratégia definida para implementar o trabalho híbrido, por exemplo. Além disso, 53% das empresas também têm receio de esse movimento fazer a produtividade cair.
O futuro do trabalho, porém, chegou para ficar, e as organizações devem se preparar para ele, com infraestrutura e escritórios modernos que promovam colaboração, produtividade e talento humano em uma experiência melhor, tanto para colaboradores quanto para clientes.
Por que pensar sobre o futuro do trabalho?
As previsões indicam que os gastos com foco no futuro do trabalho crescerão 20% até 2024. Para 71% dos executivos, uma melhor experiência e o engajamento dos funcionários significa melhor experiência do cliente, logo, mais satisfação e mais receita para a organização.
Então, ainda que pareça desafiador, é importante que as empresas encarem este momento como uma oportunidade de recriar os processos de trabalho para usufruir de melhores resultados futuros. E as ferramentas de tecnologia são grandes aliadas para que esta transformação traga não só melhorias para as operações, mas também impacte positivamente o bem-estar dos colaboradores.
Fontes:
1 Teletrabajo en América Latina: 23 millones de personas trabajaron desde casa durante la pandemia de COVID-19. Notícias da ONU. Julho de 2021.
2 Dados de Busca Google 2019 vs. 2021 em EUA, Reino Unido, BR.
3 Pesquisa Executiva, McKinsey, Dez 2020 – Jan 2021.
4.5,6 Futuro del Trabajo: espacios resilientes, seguros y colaborativos. IDC. Março de 2021.
7 IT Investment Trends – IDC Latin America Analysis. 2008-2020.